sexta-feira, 9 de julho de 2010

???Políticas Públicas???



"Nas referências bibliográficas sobre esse tema encontram-se sempre autores que argumentam que só o Estado pode elaborar políticas públicas, mas esquecem que quem faz o 'Estado' existir são cidadãos comuns que contribuem com impostos, e esses querem saber como o seu dinheiro está sendo usado para o beneficio comum.(...)Não basta ter somente um espaço para colocar gente, mas ser um espaço de socialização em que se comunica um determinado valor, aí é que as pessoas entram no ambiente e se sentem acolhidos independente da sua condição financeira, e tem oportunidade de praticar esporte e fazer novos amigos, experimentam e praticam o convívio e outros pilares da educação e da cidadania.(...)"

Vicente Vagner Cruz (Licenciado e Bacharel do Curso de Ciências Socias pela Universidade Federal do Pará).


Às vezes as coisas não saem como esperamos. Paramos e nos perguntamos oque esta sendo feito de errado?
Identificado o erro e então podemos encontrar as soluções. Certo???
NEM SEMPRE.
Existem pessoas que não 'enxergam' o erro(mesmo sabendo que ele está lá), e por mais irônico que pareça, ainda esperam que o resultado seja o idealizado.
Isso me faz lembrar o ditado: "o pior cego é aquele que não quer ver".
Isso ocorre também com as Políticas Públicas. Porque digo isso? Simples, não é interessante politicamente admitir que o planejamento não está saindo como o esperado. Alguém por um acaso já viu um noticiário na TV dizendo quais são os pontos fracos dos projetos elaborados?
Claro que não!!! Isso só ocorre quando a coisa foge de controle, e então já não há mais nada a ser feito.
É preciso parar de mascarar as falhas. Vamos admitir que algo está errado e buscar melhoras, sem medo.
É muito frustrante saber que ' poderia ser melhor', mas que o 'sistema' não permitiu que assim fosse.
Chega de hipocrisia. Na teoria é muito bonito dizer que os projetos são elaborados para ajudar as pessoas a tornarem-se protagonistas de suas próprias vidas, mas na prática não dão autonômia aos executores para tal. Estas politicas por vezes não visam o bem social , mais sim os interesses politicos.
Políticas Públicas são extremamente necessárias para mudar nossa realidade social atual, mas para que isso torne-se possível primeiro é preciso deixar de acreditar que estejamos fazendo favores. Não são favores!!! Estas políticas são possíveis através do dinheiro público, e por esta razão devem ser executadas da melhor maneira possível.
Não adianta identificar os problemas, se não há boa vontade para resolvê-los. O 'Estado' não faz favores ao cidadão.
É hora de vê-los como pessoas e não como metas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário